1 de abril de 2009

Para não engordar

Fique atenta ao consumo de calorias.
É só por meio de um déficit calórico que o organismo vai usar as gorduras armazenadas no corpo (geralmente na nossa cintura) para produzir a energia fundamental às necessidades calóricas do dia - para manter o peso, uma mulher adulta precisa de cerca de 2.000 calorias diárias e se consumir menos do que esse total vai conseguir emagrecer.
Aumente o número de refeições.
Ao comer entre 5 e 6 vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, queima mais calorias.Calcula-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa. Já ao contrário, quando ocorre um jejum prolongado, o organismo tem maior facilidade de acumular gorduras como defesa. Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado aumentamos o risco de nos excedermos na refeição seguinte.
Fuja das gorduras.
Isso não significa apenas ficar longe dos fritos, mas também de produtos que têm muita gordura. É o caso da manteiga, pães folhados (tipo croissant), congelados, enlatados e enchidos. A densidade calóricas das gorduras é bastante superior a de outros macronutrientes, pois ela possui 9 calorias por grama ao passo que o carboidrato e a proteína têm apenas 4 calorias por grama.
Consuma frutas.
Essas delícias são riquíssimas em nutrientes, como vitaminas, minerais e substâncias bioativas, que trazem inúmeros benefícios ao organismo. Porém desde que consumidas de maneira e em quantidade adequadas e fracionadas ao longo do dia.
Faça da salada sua melhor amiga.
Além de contribuir para a hidratação do corpo, por possuir uma grande quantidade de água, as saladas ainda ajudam na digestão. Mas não pense que trocar uma refeição equilibrada, com uma porção adequada de carboidratos, por um prato lotado de alface e um grelhado é saudável. Quando isso acontece, a tendência de uma compensação na próxima refeição aumenta

Sem comentários: